Produtos para cães e gatos, brinquedos para cães destruidores e moderados, camas elevadas e portas de passagem.

Aviso X

0

R$0,00

Que pena!

Ainda não há itens em seu carrinho.

Fases da vida de um cachorro

quarta-feira, 4 de novembro de 2020 13:23:33 America/Sao_Paulo

Por buddytoys buddytoys

Fases da vida de um cachorro

Olá AUmigos, Tobias por aqui. 

Você sabia que nós também passamos por algumas fases durante a vida? E é muito importante você humano saber em qual fase o seu Aumigo está, para assim compreendê-lo melhor e proporcionar uma maior qualidade de vida a ele(a).

Entenda um pouco mais sobre cada uma dessas fases a seguir.

 

Período neonatal: 0 a 12 dias de vida.

Aqui o seu Aumigo ainda depende 100% da mãe. Com essa idade ele não enxerga, não ouve e não controla sua temperatura corporal, mas já sente o cheirinho da mãe. Ele também precisa de estimulação para fazer suas necessidades.

 

Período de transição: 13 a 20 dias de vida. 

É nesse período que o filhote começa a abrir os olhinhos, a ouvir, a fazer suas necessidades sozinho e, por volta do 20º dia, o primeiro dentinho já aparece. 

 

Infância: 3 a 12 semanas de vida. 

Essa é a fase mais importante na vida de um cachorro, podendo ser dividida em partes


1- Período de reconhecimento e socialização canina: 21 a 49 dias.

É durante esse período que o filhote começa a usar os seus sentidos, reconhece movimentos e objetos, e aprende junto de seus irmãozinhos as condutas que fazem dele um cachorro.

2- Período de socialização com humanos: 7 a 12 semanas de vida. 

Essa é a melhor fase pro seu Aumigo se juntar a família, e principalmente para apresentá-lo a todas as coisas que farão parte de sua vida. Por exemplo: outros animais, carros, pessoas, crianças, brinquedos, sons e etc. Também é nesse período que qualquer experiência traumática tenha um impacto mais longo na vida do animal.

 

Fase juvenil: de 12 semanas até a puberdade

Nessa fase o cachorro está muito ativo e cheio de energia. É o período perfeito para trabalhar a obediência e o adestramento do seu companheiro. Permita que ele trabalhe bem os seus comportamentos naturais, como latir, farejar, descobrir coisas novas, brincar e etc. Esse período é marcado pela troca de pelagem e crescimento corporal. 

 

Fase adulta: de 1 a 7 anos (varia entre as raças)

Só aqui, a excitação dos primeiros anos começa a diminuir. O cão fica mais maduro e tranquilo.  Sair para passear e fazer exercícios é muito importante nessa fase. 

A alimentação também muda e agora o cão deve comer algo que seja indicado para sua faixa etária (com o auxílio do seu médico veterinário). 

 

Velhice: a partir de 7 anos

Com a idade, o cão fica menos ágil e mais calmo, mas a afetividade e companheirismo aumenta. A atenção nessa fase deve ser redobrada pois o seu Aumigo fica mais propenso a desenvolver problemas de saúde. Por isso, é essencial brincar com ele, sair para passeios e garantir que ele faça exercícios frequente. É recomendável que nessa fase a alimentação seja rica de nutrientes e vitaminas específicas, é claro, sempre recomendadas por um veterinário. 

 

Lambeijos, Tobias. 

 

Fontes: https://tudosobrecachorros.com.br/fases-da-vida-de-um-cao/ &

https://www.petz.com.br/blog/cachorros/fases-da-vida-de-um-cachorro/