Produtos para cães e gatos, brinquedos para cães destruidores e moderados, camas elevadas e portas de passagem.

Aviso X

0

R$0,00

Que pena!

Ainda não há itens em seu carrinho.

O que é importante saber sobre a castração?

quarta-feira, 7 de outubro de 2020 12:59:36 America/Sao_Paulo

Por buddytoys buddytoys

O que é importante saber sobre a castração?

Olá Aumigos! Sou a Maxine e estou aqui para falar de um assunto sério: o câncer de mama!

O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa porque marca a importante luta de prevenção e tratamento do câncer de mama em humanos.

Mas, vocês sabiam que cachorros e gatos também podem ter câncer de mama? 45% de fêmeas de cachorro e 30% de fêmeas de gatos podem desenvolver esse tipo de câncer ao longo de suas vidas. 

Vamos parar com o preconceito e com a dó, a castração é importante sim! Veja tudo sobre a castração de cães:

O que é a castração?

Castrar o animal significa retirar os testículos do macho e, no caso de fêmeas, a retirada é dos ovários e útero. É um procedimento simples, mas que requer cuidados no pré e pós operatório. 

Para preparar o pet, o veterinário deve indicar corretamente o tipo de jejum e todas as orientações sobre o dia da cirurgia. Durante o pós-operatório, o indicado é que o cão use o cone no pescoço ou roupinha cirúrgica para evitar lamber as cicatrizes operatórias. A medicação é indicada caso a caso e depende da orientação do veterinário. 

Vantagens

- Em machos, a castração evita comportamentos comuns como a fuga em busca de fêmeas, a agressividade e a territorialidade. A probabilidade de doenças como câncer de mama (sim, machos também podem ter!) e câncer de próstata são reduzidas drasticamente. 

- Em fêmeas, a castração evita doenças hormonais e possíveis desenvolvimentos de cânceres. Além disso, alguns tipos comuns de infecção do sistema reprodutor são praticamente extintos, visto que os ovários e útero são retirados. 

- A gravidez psicológica acontece muito devido a um descontrole hormonal biológico da fêmea. A castração evita essa doença e, consequentemente, outras doenças derivadas: como infecção nas mamas e depressão. 

Sintomas do Câncer de Mama em cadelas

- Caroços e inchaços nas mamas,

- Falta de apetite podendo provocar vômitos pela má alimentação,

- Apatia e agressividade, 

- “Adoção” de brinquedos como se fossem crias,

- Criação do “ninho”, em que a cadela prepara o local que supostamente iria dar à luz,

- Dor e incômodo frequente,

- Presença de secreção nas mamas que pode ser leite ou pus, em casos de infecção das mamas.

Humanos, com qualquer um desses sintomas, leve seu cão ao veterinário! O assunto é sério e precisa ser diagnosticado rapidamente. Cuide de quem você ama! 

#TodosContraOCancerDeMama