Produtos para cães e gatos, brinquedos para cães destruidores e moderados, camas elevadas e portas de passagem.

Aviso X

0

R$0,00

Que pena!

Ainda não há itens em seu carrinho.

Limpeza de Tártaro no Veterinário

quinta-feira, 7 de maio de 2020 14:02:50 America/Sao_Paulo

Por buddytoys buddytoys

Limpeza de Tártaro no Veterinário

Ei, humano, aqui é o Tobias, da turma do Buddy! 


Este é o último texto sobre o Tártaro. É a conclusão do nosso especial sobre Saúde “Bucau” da Buddy Toys – uma série que nos dedicamos pra levar informação para você, nosso aumigo humano.


  1. Já explicamos o que é o tártaro (parte 1)

  2. quais os sinais que ele dá no cachorro (parte 2),

  3. os 3 tipos de cães mais propensos ao tártaro (parte 2),

  4. os 3 hábitos que combatem o acúmulo de tártaro (parte 3),


e agora é hora de saber como fazer a limpeza do tártaro! Serei seu guia!


Limpeza e tratamento é no veterinário!


Se o tártaro aparecer, a pior coisa que você pode fazer é buscar soluções caseiras. Você trataria uma cárie da sua boca com uma gambiarra feita em casa? Pois é, na nossa também não vale, hein? Nada que é caseiro vai eliminar um problema que é crônico. 


Então tem que procurar um veterinário. 


Primeiro o profissional vai fazer exames pré-operatórios. Isso é necessário para garantir que seu cachorro está saudável e não vai ter problemas depois. 


Nenhum veterinário pode saber como está a saúde de um cachorro só olhando pra ele. Então, se o doutor disser que não precisa dessa etapa, leva seu dog para outro profissional, por favor.


Depois a equipe vai fazer uma cirurgia simples – geralmente com um dentista veterinário (odontoveterinário) e um anestesista. A anestesia é necessária porque, para remover o tártaro, é preciso afastar as gengivas. Dá dó do bicho, sim, mas é como vocês humanos falam: 


“há males que vem para o bem.”


Precauções com ida ao veterinário


Lembre-se que em tempos de Covid-19 rolando, as visitas ao veterinário devem ser feitos somente em caso de urgência, conforme explicamos na parte 3 do especial do Coronavírus.


Seguem algumas dicas sobre procedimentos:


Na Clínica ou hospitais veterinários: deve-se agendar a consulta. Mas apenas o humano responsável (tutor) deve acompanhar o animal. Exames de rotina devem ser suspensos até segunda ordem. 


Higienização: Os profissionais devem dar preferência a objetos descartáveis, inclusive luvas e jalecos, e fazer assepsia pessoal e ambiental antes e depois de cada atendimento.


Veterinário em domicílio: O mesmo vale se o profissional for até sua casa. Usar objetos descartáveis, visitar somente em caso de urgência, e sempre realizar assepsia da casa. 


Consultas Veterinárias À Distância? Nunca! Consultas à distâncias são proibidas segundo o Código de Ética do Médico-Veterinário. Até porque o exame de tártaro não deve ser feito apenas batendo o olho, muito menos por videoconferência. Não aceite qualquer consulta clínica que não seja presencial.


Avalie com o veterinário do seu dog qual a melhor alternativa e como se adeuar às medidas de prevenção ao coronavírus.


E é isso, meu aumigo!


Com assunto sério não dá pra ficar só no petisco. Espero que vocês tenham gostado do nosso especial sobre o Tártaro canino!


Muitas lambidas sem bafo,

do seu aumigo Tobias – da turma do Buddy.


Fontes:

www.tudosobrecachorros.com.br

www.br.virbac.com

www.cachorrogato.com.br/